'MAGA', 'América' e 'Era de Ouro': o glossário do que Trump disse na posse
Republicano assume a presidência nesta segunda, 20 de janeiro de 2025. O evento acontece no Capitólio, em Washington, D.C, reunindo celebridades e aliados de Trump. Trump discursa ao tomar posse nos EUA
CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Após uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda (20).
O republicano retorna ao poder após uma eleição polarizada, marcada por um vocabulário singular e cheio de bordões que refletem sua estratégia de comunicação, fortemente influenciada pelas redes sociais.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
São mensagens que não apenas sintetizam os posicionamentos ideológicos de Trump, como também se espalham rapidamente, avaliam especialistas ouvidos pela reportagem da BBC em agosto de 2024. Relembre:
"Essas palavras e expressões são muito importantes porque, em primeiro lugar, são fáceis de memorizar e espalhar", avalia Lucas Leite, doutor em Relações Internacionais e professor da mesma disciplina na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
🗣️ Conheça abaixo algumas das siglas usadas por Trump e suas origens:
MAGA (Make America Great Again)
O lema da campanha de Donald Trump desde 2016, "MAGA", é a sigla para "Make America Great Again" (em tradução livre, "Tornar a América Grande Novamente").
Originalmente usado pelo ex-presidente Ronald Reagan, esse slogan tornou-se amplamente utilizado por republicanos e apoiadores de Donald Trump na campanha de 2016, e retornou como sigla em estampas de boné e camisetas, que se destacaram nos comícios do republicano em 2024.
Frequentemente repetida pelo republicano, a frase evoca a nostalgia de um passado dos Estados Unidos, que seria considerado mais próspero, com uma identidade nacional cristalizada, sem o impacto de discussões sobre temas como imigração ou justiça social.
América
Donald Trump chama frequentemente os EUA de "América", se referindo ao país pelo seu último nome, Estados Unidos da América. Vale destacar que América também é o nome dado ao continente que engloba diversos países, como o Brasil.
Promise Of A New 'Golden Era'
"A era de ouro dos Estados Unidos começa hoje", disse Trump ao iniciar seu primeiro discurso como o 47º presidente dos EUA. Ele afirmou estar retornando à presidência com "confiança e otimismo" e fez críticas duras ao governo Joe Biden, com o antigo presidente e sua vice, Kamala Harris, ouvindo tudo a seu lado.
"Nós agora temos um governo que não consegue sequer gerenciar uma pequena crise doméstica e, ao mesmo tempo, está tropeçando continuamente em eventos catastróficos no mundo todo. Não conseguimos proteger nossos cidadãos e dão santuário e proteção para criminosos perigosos, que ilegalmente entraram no nosso país, do mundo todo", afirmou, reforçando suas ideias anti-imigração.
Nas últimas semanas, o termo foi usado algumas vezes pelo novo presidente – bem como no primeiro mandato.
We will drill baby, drill you
Ao longo do discurso, Trump também disse: "wee will drill baby, drill you", expressão que em tradução literal significa: vamos perfurar bebê, perfurar você. O slogan tem sido utilizado por ele para falar sobre aumentar a produção de combustíveis fósseis, o que tende a ir na contramão das políticas climáticas.
Trump disse em outro momentos que irá retirar novamente os Estados Unidos do Acordo de Paris e apoiará o aumento da produção de energia nuclear. Ele também pretende revogar as determinações de Joe Biden sobre veículos elétricos e outras políticas destinadas a reduzir as emissões de automóveis. O republicano defende, ainda, a liberação rápida de todos os projetos de geração de energia, incluindo os combustíveis fósseis.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Conheça 5 curiosidades sobre a cerimônia de troca de presidentes nos EUA
Prestes a tomar posse, Trump conversa com Xi Jinping por telefone e afirma: 'Foi muito bom para a China e os EUA'
YMCA: como hit do Village People virou um improvável hino para Trump
Posse de Donald Trump
COMENTÁRIOS